top of page
Foto do escritorBárbara Figueiredo

COR: LUZ E PIGMENTO - COLORIMETRIA NA MAQUIAGEM - PARTE I

Atualizado: 15 de fev. de 2022


A colorimetria é á ciência que estuda as cores. Essa ciência é usada em diversos ramos de aplicação, a maquiagem é um deles. É um conteúdo que me especializei e aprofundei através de cursos e livros pois é o assunto que mais amo dentro dessa minha profissão.


Na maquiagem, a colorimetria envolve o estudo da cor pigmento, das combinações de cores para se criar harmonias e da cor da pele humana. Como a colorimetria é um tema extenso e complexo eu tentarei elucidar para vocês esse conteúdo, tão necessário e fundamental para os maquiadores (e também para quem não é da área mas gosta de se maquiar), de maneira simples e por partes. Começando pelo começo, vamos entender o que é cor.


O estudo da cor é conteúdo de Física, lá no ensino médio aprendemos que as cores são na verdade uma interpretação da luz captada pelos nossos olhos e assimilada pelo nosso cérebro. Compreender sobre a cor-luz é fundamental para compreendermos sobre cor-pigmento (que é o que mais interessa para a maquiagem), pois sem luz não enxergamos as cores.


O sistema usado para a cor-luz é o RGB (sigla em inglês dos nomes das cores-luz primárias - red, green e blue):

Chamamos de primárias as cores que não derivam de nenhuma outra. Na luz, essa cores são o vermelho, verde e azul. E a é através da combinação entre essas 3 luzes que se formam todas as outras cores e essas 3 juntas formam a luz branca.


A cor que vemos de um determinado objeto é na verdade a reflexão da cor-luz dele, ela não tem existência material. Quando a luz branca (que é a junção de todas as cores) incide sobre um objeto ele absorve todas as outras luzes e reflete apenas a cor-luz dele. Caso a luz que esteja incidindo sobre o objeto não seja branca teremos uma percepção errada da cor dele. O PRETO é ausência de luz, por isso quando está escuro não enxergamos nenhuma cor ser não o preto, um objeto preto não reflete nenhuma luz.


Agora que entendemos que as cores que vemos na verdade são apenas reflexo da luz, fica mais fácil entender sobre a cor pigmento e o porque a percepção da cor depende da luz que está incidindo sobre o objeto. Afinal, para uma boa maquiagem precisamos de uma boa iluminação. Além disso, isso também explica o porquê as vezes a maquiagem "muda" de cor dependendo da luz em que ela está sendo vista. A melhor luz para maquiar é a natural, pois ela revela a real cor dos pigmentos, já a luz artificial correta deve ser a luz neutra de 4.000 Kelvins. Qualquer outra temperatura de luz irá interferir na nossa percepção das cores e influenciar no resultado da maquiagem.


As cores-pigmento são as matérias coloridas (os pigmentos são retirados de minerais, vegetais e até animais) usadas para fazer os produtos de maquiagem.


Na cor-pigmento se usa o sistema RYB (sigla dos nomes das cores primárias em inglês - red, yellow e blue). Enquanto na luz as cores primárias juntas formam a luz branca, no pigmento a mistura das cores primárias formam o pigmento preto.


Porém, os pigmentos primários que são encontrados na natureza não são puros e por isso na prática a mistura do vermelho, amarelo e azul (as cores primárias) forma a cor marrom, e na maquiagem é essa mistura que se usa para fazer os produtos cor de pele: bases, corretivos e pós. Mas explicarei sobre isso em um outro artigo só sobre a colorimetria da pele.


Na maquiagem, trabalhamos com misturas e combinações de cores partindo das 3 cores-pigmentos primárias. Elas são a base de todas as outras cores. Para guiar e facilitar o trabalho com as cores na realização da maquiagem se usa um círculo cromático de 12 cores: as 3 primárias e 9 outras cores derivadas daquelas.


Em um próximo post explicarei sobre esse círculo cromático e como utilizá-lo para fazer combinações de cores na maquiagem.


Essa foi apenas a introdução sobre colorimetria na maquiagem. Ainda terão vários outros posts sobre o tema, pois aos poucos será mais fácil para vocês o compreenderem esse conteúdo incrível.


Espero que tenham gostado.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

907 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


naticrisrodrigues
Jul 09, 2020

Sempre muito didática nos conteúdos! Já estou mega empolgada para os próximos!

Like
Replying to

Obrigada, Nat! Fico muito feliz que gostou. Espero que goste dos próximos também. 🥰

Like

Márcia Florêncio
Márcia Florêncio
Jul 07, 2020

Você conseguiu deixar o tema bem explicado de uma forma bem clara de entender Bárbara! Amo suas explicações! Lembro que quando comecei a estudar sobre colorimetria vc me ajudou a compreender muito melhor do que a professora que estava lecionando o curso pra mim ☺️❤️💚💛💙Obrigada 😘

Like
Replying to

Que comentário mais lindo, Márcia! Obrigada! Fico muito feliz que tenha ficado claro, pois não é um tema muito simples, mas busquei deixar o mais fácil de ser compreendido, mesmo para quem não é da área. Foi um grande prazer te ajudar nessa época. Ensinar é definitivamente o meu propósito. 😘

Like
bottom of page