Hidratar a pele é fundamental para mantê-la bonita e saudável, mesmo quem tem pele oleosa precisa ter esse cuidado! Todos os tipos de pele produzem gordura (em menor ou maior quantidade), pois é um mecanismo de lubrificação e proteção natural do extrato córneo da epiderme (camada mais externa da pele). Porém, a pele oleosa produz mais sebo (seja por predisposição genética, disfunção hormonal ou hábitos alimentares). Contudo, é preciso compreender que oleosidade nada tem a ver com hidratação. Enquanto a gordura protege a pele externamente, a hidratação a protege internamente: mantendo-a íntegra, macia, com elasticidade e com o funcionamento normal das células. Portanto, TODOS os tipos de pele precisam ser hidratados (através da ingestão de água e também pelo uso de cosméticos).
Normalmente, quem possui pele oleosa tem resistência em usar hidratantes convencionais por achar que eles aumentam a oleosidade (se não for um produto específico para pele oleosa pode mesmo causar essa sensação), mas é justamente o contrário: com o nível hídrico equilibrado, a pele tende a não produzir sebo em excesso e se manter equilibrada e saudável.
Como os cremes hidratantes costumam ser mais densos e deixar a pele com sensorial "melecado" é compreensível a objeção de quem tem pele oleosa de usar cremes. Mas é aí que o sérum entra!
O QUE É SÉRUM?
O seu nome significa soro. Tata-se de um veículo, isto é, uma formulação cosmética concentrada de ativos que penetram profundamente na pele, devido a sua textura super fluida e leve. Ele não deixa resíduo gorduroso e possui rápida absorção, além de deixa um toque seco. Ou seja, o produto dos sonhos!
PARA QUEM É INDICADO?
É um produto recomendado para todos os tipos de pele, o que varia são os ativos presentes na formulação. Ele pode ser encontrado para as mais variadas funções além de hidratar, exitem opções que promovem clareamento, são anti-idade e anti-acne.
Para quem tem pele seca, a recomendação é usar o sérum como um potencializador do creme hidratante. Devido a alta concentração de ativos e a rápida absorção, o uso do sérum antes do creme hidratante favorece muito mais a pele ressecada.
Já quem tem pele oleosa pode usar o sérum sozinho, preferencialmente de fórmulas que contenham ativos como o ácido salicílico, o ácido dióico ou LHA que reduzem o brilho, o tamanho dos poros e ajudam a controlar a produção de sebo.
COMO USAR O SÉRUM?
O sérum pode ser usado duas vezes ao dia: pela manhã após lavar o rosto e antes do protetor solar; e a noite com o rosto limpo, antes do seu tratamento noturno.
Além de todos esses benefícios, o sérum ainda é um produto econômico, por conter ativos em alta concentração e ser muito fluido, apenas 3 gotinhas já são suficientes para aplicar em todo o rosto e ter toda a sua eficácia.
Atualmente eu tenho usado dois séruns a base de ácido hialurônico (farei um post para vocês sobre esse ativo MARA), que é um ativo mega hidratante!
O da Avon que possui ação anti-rugas e o da L'Occitane que amo usar antes da maquiagem.
Como eu tenho a pele mista e com os poros bem dilatados na região das bochechas, eu também faço uso do Sérum Noturno Chronos da Natura, que possui os ativos ácido mandélico e o LHA, que ajudam no controle da oleosidade e redução de poros.
Quero saber de vocês, já conheciam as maravilhas que um sérum pode proporcionar para a nossa pele? Se você utiliza esse tipo de produto compartilha sua experiência com a gente!
Espero que tenham gostado!
Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.
Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.
Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept
Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty
E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.
Beijos. 😘 💖
Fonte: Beleza e saúde, Derma club, Minha vida
Amo! Não vivo sem ❤️ Ótimo post Bárbara ✨
Amo sérum! E sou louca para testar este da L´occitane! O que já usei foi sérum antioleosidade da LaRoche, que é muito leve e a absorção muito rápida!